Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
O Vôo
10 février 2007

GUSTAV KLIMT

summermorning_gem

Retrato_Klimt

Gustav Klimt nasceu a 14 Julho de 1862, em Baumgarten, próximo de Viena, Áustria. Em 1876, ingressou na Escola de Artes e Ofícios de Viena, onde foi aluno de Ferdinand Laufberger e de Julius Victor Berger até 1883. Juntou-se ao seu irmão, dois anos mais novo que Klimt, em 1877: os dois desenhavam retratos, a partir de fotografias. Em 1879, Klimt, Ernest e o amigo Franz Matsch, também pintor, decoraram o átrio de Kunsthistorisches Museum.

O trio decorou a Villa Hermès, em 1885, a partir dos desenhos de Hans Makart, retiro favorito da imperatriz Elisabeth. Em 1886, no Burgtheater, o estilo de Klimt começou a diferenciar-se do de seu irmão e do de Matsch, iniciando-se um afastamento do academismo.

Em 1888 Klimt recebeu a Cruz de Ouro de Mérito Artístico das mãos do imperador Francisco José e em 1890 decorou a grande escadaria de Kunsthistorisches Museum em Viena. Foi premiado pelo imperador pela obra que representa "A Sala do Antigo Burgtheater, Viena". Mas em 1892 seu pai faleceu, vitima de apoplexia, da qual ele também seria vitima. No mesmo ano, seu irmão Ernst morreu também. O ministro da Cultura recusou ratificar a sua nomeação como professor na Academia de Belas-Artes, em 1893. Contudo em 1894 Klimt foi incumbido, com Matsch, da decoração da Aula Magna da Universidade. Klimt recebeu em Antuérpia o grande prémio pela decoração do auditório do teatro do Castelo Esterházy em Totis, na Hungria (1895).

Em 1898 teve sua primeira exposição da Secessão e fundação pelo grupo do periódico "Ver Sacrum". Depois a sua pintura "A Filosofia", foi criticada por 87 professores da universidade, em 1900, que rejeitaram-na no momento em que descobriram que estava na exposição da Secessão. Um novo escândalo surgiu em 1901, na exposição da Secessão: desta vez foram os deputados que interpelaram o ministro da Educação a propósito da pintura "A Medicina".

Encontrou Auguste Rodin, em 1902, o qual aplaudiu a pintura "O Friso Beethoven". Em 1903 visitou as cidades de Veneza, Ravena e Florença. No mesmo ano começou o "Período Dourado". Os painéis para a Aula Magna de Universidade foram colocados na Österreichische Galerie. Klimt protestou. Só então houve uma retrospectiva sua no Palácio da Secessão.

Em 1904 Klimt desenhou os cartões para os mosaicos murais do Palácio Stoclet em Bruxelas, que a Wiener Werkstätte veio a executar. Expôs 16 telas na Kunstschau, em 1908. A Galeria de Arte Moderna comprou "As Três Idades da Vida" e a Österreichische Staatsgalerie o quadro "O Beijo". Logo no ano seguinte começou a pintar "O Friso Stoclet". Então foi a Paris, onde descobriu com interesse a obra de Toulouse-Lautrec. Descobriu também o fauvismo: Van Gogh, Munch, Toorop, Gauguin, Bonnard e Matisse, também expostos na Kunstschau. Em 1910 participou com sucesso na 9.ª Bienal de Veneza. E na Exposição Internacional de Roma (1911), recebeu o 1.º prémio com o quadro "A Vida e a Morte". Começou a viajar por Florença, Roma, Bruxelas, Londres e Madrid.

Em 1912, Klimt substituíu por fundo azul (à maneira de Matisse) o fundo de ouro de "A Vida e a Morte". Em 1915 sua mãe morreu; Klimt começou a usar cores sombrias e suas paisagens tenderam para a monocromia. Iniciou "A Noiva" e "Adão e Eva". Foi eleito membro da Academia das Belas-Artes de Viena e de Munique. A 6 de Fevereiro de 1918, Klimt morreu de apoplexia. Inúmeras telas ficaram inacabadas.

The_KissKlimt28        watersnakes_II___1907        klimt_ausschmitt_medizin

summermorning_bar

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Publicité