O Vôo

Fenix

08 septembre 2007

LUCIANO PAVAROTTI

summermorning_gem

NESSUN DORMA

Luciano Pavarotti  nasceu em Modena, a 12 de Outubro de 1935. Filho de padeiro, iniciou a carreira como cantor lírico no coro da sua cidade. Fez a sua estréia na ópera em 1961 no papel de Rodolfo em "La Bohème". Estreou-se na América em 1965 com a "Greater Miami Opera".

Em 1990 obteve grande êxito internacional ao interpretar a ária de Giacomo Puccini "Nessun Dorma" da ópera Turandot, que foi o hino do Campeonato Mundial de Futebol nesse mesmo ano em Itália.

Pavarotti entrou por duas vezes no Guinness World Records: o maior número de chamadas ao palco (165) e o álbum de música clássica mais vendido de sempre (In Concert de "Os Três Tenores", partilhado com Plácido Domingo e José Carreras). Em 2003 publica a sua última compilação, Ti Adoro.

Casou com a sua assistente, Nicoletta Mantovani, com quem teve um filho. Iniciou a sua tournê de despedida em 2004, aos 69 anos, após quatro décadas de palco. Actuou pela última vez na New York Metropolitan Opera a 13 de março de 2004, no papel do pintor Mario Cavaradossi na "Tosca" de Puccini. Em Fevereiro de 2006, canta "Nessun Dorma" na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim.

A 6 de Setembro de 2007, o tenor de 71 anos de idade faleceu em sua casa, em Modena, vitimado por um cancro no pâncreas.

Considerado um dos maiores tenores do mundo e grande intérprete das obras de Donizetti, Puccini e Verdi,  foi pioneiro na utilização de sua potente voz na música pop, tendo gravado duetos com Bryan Adams, Andrea Bocelli, Céline Dion e U2. Actuou nos mais importantes teatros mundiais, como o Teatro alla Scala (Milão), Royal Opera House (Londres) e Metropolitan Opera House (Nova Iorque).

A Pavarotti um adeus e um muito obrigado, pela sua grande voz e talento! Uma nova estrela estará certamente a brilhar no firmamento celeste!

summermorning_bar

Posté par Fenix à 18:07 - MÚSICA - Commentaires [2] - Permalien [#]

Commentaires

    Maravilhosa música! Ainda mais que meu avô, muito querido, a adorava! Pavarotti soube unir vozes e estilos com maestria. VIVA PAVAROTTI!!!

    Posté par Lou, 12 septembre 2007 à 23:22
  • Bonsoir Gina,

    Merci pour ta visite !
    Un blog très intéressant et un bel hommage à ce chanteur hors normes !
    Amitiés en te souhaitant une bonne semaine,
    Christian

    Posté par Christian, 14 octobre 2007 à 23:31

Poster un commentaire