Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
O Vôo
4 mars 2007

YUROZ - PINTOR DOS POVOS E DOS AMANTES

summermorning_gem

yurozNascido na Arménia em 1956, Yuroz já trabalhava para se tornar um artista desde os 10 anos de idade. Distinguiu-se como um dos estudantes mais novos da Escola de Arte de Akop Kodjovan; mais tarde adquiriu o grau de Mestre em Arte e Arquitectura na Universidade de Yerevan. Perseguido pelos "sovietes" por causa das suas ideias políticas, orientou-se para o único trabalho que consegiu realizar, o desenho de formas e personagens femininas.

Após decidir deixar o seu país de origem, Yuroz tornou-se um refugiado. Esteve sete anos à espera de permissão para imigrar para os Estados Unidos. Estes anos não foram em vão, forneceram-lhe a base e a paixão necessárias para aumentar a intensidade e o realismo de sua arte. Quando chegou aos EUA, Yuroz foi patrocinado por um apreciador de arte.

Yuroz é considerado "o artista dos povos": os amantes, os músicos, os poetas, os atletas, os sem-abrigo e mesmo os refugiados povoam as suas telas, revelando um espectro de emoções e modos de ser e estar que residem profundamente na alma humana. Considerados com pena por alguns, ignorados pela maioria, estas pessoas eram sobreviventes de uma sociedade que os tentava moldar como latas. Yuroz viu em seus olhos assombrados um reflexo de si próprio. A sua série "Hollywood Boulevard" descreve o sem-abrigo como bonito e elegante, apesar do desvalor social existente em torno dele.

Após alguns meses de trabalho árduo, Yuroz conseguiu arrecadar capital suficiente para alugar o seu próprio estúdio. Desde então, transformou-se numa influência para a comunidade artística de todo o mundo. A empresa de Yuroz, de modo a aumentar as obras vendáveis do pintor, produz serigrafias da edição limitada de seus óleos, pastéis e desenhos.

Ainda é a paixão que faz Yuroz pintar e o tema dos seus trabalhos mais recentes é, naturalmente, A Paixão. Amor romântico, prazer da música, momentos de felicidade (reminiscências de nossos minutos intímos, confidenciais) - estes são os objectos da base de trabalho deste artista plástico.

Alguns povos puderam constatar que Yuroz alcançou a outra costa do rio Styx (isto é, conseguiu refúgio na outra margem do mundo, alcançou a liberdade e o êxito), mas que não se esqueceu daqueles que ficaram do outro lado.

Talvez seja esta uma das razões para que continue a seguir em frente: para inspirar desapaixonados, para despertar paixões nos não-românticos, para interpretar de forma romântica o que ele vê como uma maravilhosa jornada através das vidas, dos amores e das esperanças deste mundo!

Yuroz, obrigado pelas suas belíssimas pinturas!

(Mais obras de Yuroz em: http://www.jeanstephengalleries.com)

yuroz_taste_my_wine       yuroz_lovers       yuroz_the_magic_of_sound       yuroz_lover_s_reach

summermorning_bar

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Publicité