Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
O Vôo
15 février 2007

PERTURBAÇÕES DA PERSONALIDADE

summermorning_gem

A Perturbação da Personalidade é uma forma de actuar permanente, continuada e duradoura de um Ego não-normal (de acordo com padrões estatísticos e comparando com a média de outras pessoas), ao contrário de alterações francamente patológicas que podem ocorrer durante a vida, a partir de um momento definido (tal como as crises, os surtos, os processos patológicos).

Em psicopatologia, as anormalidades da personalidade reportam-se, principalmente, à possibilidade de classificar determinada personalidade como sendo desta ou daquela maneira, enquanto o saudável será a pessoa ser "um pouco de tudo", ou seja, ter um pouco de cada característica humana, sem o predomínio patológico de nenhuma delas.

Diante da possibilidade de se destacar um traço marcante, específico e característico numa determinada pessoa, ou seja, diante do facto desta personalidade ser caracterizada por um determinado traço, torna-se possível a sua classificação.

Caso esta característica prejudique a capacidade da pessoa ser livre de qualquer estigma limitador de sua maneira de ser, caso ainda essa característica faça sofrer seu portador ou outras pessoas, aí então, em vez de estarmos diante de apenas um certo tipo de personalidade, ou de um certo traço, estaremos diante de uma Perturbação da Personalidade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) trata o assunto sob o titulo de Transtornos da Personalidade e de Comportamento, especificando-os nos títulos de F60 até F69 na Classificação Internacional das Doenças (CID-10). Descreve tais transtornos da seguinte maneira:

Estes tipos de condição (Perturbação da Personalidade) abrangem padrões de comportamento profundamente arraigados e permanentes, manifestando-se como respostas inflexíveis a uma ampla série de situações pessoais e sociais. Eles representam desvios extremos ou significativos do modo como o indivíduo médio, em uma dada cultura, percebe, pensa, sente e, particularmente, relaciona-se com os outros. Tais padrões de comportamento tendem a ser estáveis e a abranger múltiplos domínios de comportamento e funcionamento psicológico. Eles estão frequentemente, mas não sempre, associados a graus variados de angústia subjectiva e a problemas no funcionamento e desempenho sociais”.

As Perturbações da Personalidade, segundo ainda o CID-10, aparecem na infância ou adolescência e continuam pela vida adulta. Esta condição diferencia o Transtorno da Alteração da Personalidade, uma vez que esta última sucede durante a vida como consequência de algum outro transtorno emocional ou de stress grave.

As Perturbações da Personalidade, conforme esta classificação diz, são perturbações graves da constituição do carácter e das tendências comportamentais, portanto, não são adquiridas do meio. Desta forma, seriam modalidades incomuns do indivíduo interagir com a sua vida, de manifestar-se socialmente, de experimentar sentimentos (ou não experimentá-los). A CID-10 apresenta entre os títulos F60 e F69 uma grande variedade de subtipos de Perturbação da Personalidade.

O DSM-III-R falava sobre o que deve ser entendido dos Distúrbios da Personalidade de maneira muito próxima ao que a O.M.S. considera válido para as suas Perturbações da Personalidade:

"Características de personalidade são padrões duradouros de percepção, relação e pensamento acerca do ambiente e de si mesmo, e são exibidos numa ampla faixa de contextos sociais e pessoais importantes. É somente quando as características de personalidade são inflexíveis e inadaptadas, e causam um comprometimento funcional significativo é que elas constituem os Distúrbios da Personalidade. As manifestações dos Distúrbios da Personalidade são, frequentemente, reconhecíveis na adolescência ou mais cedo, e continuam por quase toda a vida adulta, embora elas muitas vezes tornem-se menos óbvias nas faixas médias ou extremas de idade".

O DSM-IV fala das Perturbações da Personalidade da seguinte forma:

"Uma Perturbação da Personalidade é um padrão persistente de vivência íntima ou comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, é invasivo e inflexível, tem seu início na adolescência ou começo da idade adulta, é estável ao longo do tempo e provoca sofrimento ou prejuízo."

As diferenças biológicas individuais têm sido há muito tempo relacionadas a diversos tipos de temperamento e de personalidade e cada avanço da ciência torna mais clara a interacção dos factores genéticos e ambientais na determinação da constituição da pessoa.

Modernamente considera-se que o estudo das Perturbações da Personalidade estrutura-se sobre quatro domínios psicobiológicos. São eles:

1 - A regulação dos impulsos;
2 - A modulação afectiva;
3 - A organização cognitiva;
4 - O controle da ansiedade.

(Fonte: http://virtualpsy.locaweb.com.br).

summermorning_bar

Publicité
Publicité
Commentaires
L
Muito interessante, abordar a complexidade do ser humano...
Publicité
Publicité